Como Ensinar seu Cachorro - Passo a passo completo

Neste manual completo, vamos aprender a adestrar, ensinar, e treinar seu cão, cachorro ou filhote, são técnicas básicas como sentar, deitar, rolar, dar a pata a técnicas mais avançadas de como buscar objetos, atacar, fazer necessidades em locais corretos e a não se comportar mal, usando de recompensa, obediência e punição você poderá treinar seu cachorro e deixa-lo completamente educado, bem vamos começar com os ensinamentos mais básicos:





1 - ATENÇÃO

È imprescindível que seu cão preste atenção em você pra que o processo seja mais fácil, algumas dicas pra manter a atenção dele em você:

* Trate o sempre com carinho e amor,

* Fale baixo, a audição do cão é bem maior do que a nossa,

* Surpeenda- o as vezes pra que ele esteja sempre atento a você, exemplo: quando estiverem passeando, procure sempre mudar de direção primeiro que ele, com este hábito ele tomará varios trancos e ficará mais atento aos seus movimentos,
* Dê recompensas, a medida que ele for avançando no processo sempre dê uma recompensa a ele, mas adiante as recompensas teram de ser reduzidas, exemplos de recompensas: Petiscos (quebre o em varios pedaços pois a repetição será grande), brinquedos, carinho, 
* Aplique punições, a medida que ele fizer algo desagradavel, aplique uma punição pra que ele assimile o feito com o mal estar da punição, não estou falando de agressão ou gritos, uma simples borrifada de agua no rosto dele será a punição perfeita.


2 - CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Paciência, é essencial que você tenha paciência, não fique com raiva dele, pois isso só atrasará o aprendizado, não adestre-o em dias que você estiver estressado.

* Repetições, para a recompensa e para as punições é necessário repetições, para que com estas repetições ele assimile a recompensa ao aprendizado e o mal comportamento as punições.

* Socialização, é muito importante que o cãozinho tenha contato com outras pessoas, passeios, brincadeiras, contato com outros cãezinhos e vacinas sempre em dia.

* Evite distrações, é importante que só você esteja com o cachorro, e que não haja nada no ambiente que distraía o animal.



3 - COMANDO ´´SENTA´´


* Deixe a recompensa acima da cabeça do cão, e vá levando a recompensa na direção das costas dele, forçando ele levantar a cabeça o máximo ate sentar, em seguida de a recompensa e carinho.

* Repita o processo até ele assimilar a palavra ´´senta´´ ao ato de sentar, depois disso suspenda a recompensa, é importante estar sempre repetindo o comando para que não se esqueça.

* Dificulte, leve o cão para refazer o comando em lugares diferentes, de vez en quando de a recompensa.

* Utilidade: Dê sempre o comando antes de dar a ração diária dele, antes de colocar a coleira e antes de dar petisco, assim ele aprenderá a ficar educado e não irá pular pra alcançar a comida.


4 - COMANDO ´´DEITA´´


Se seu cão já aprendeu o comando ´´senta´´ então será bem mais fácil aprender o comando ´´deita´´.

* Primeiramente dê o comando senta, e dê a recompensa, agora com ele sentado coloque a recompensa na frente do focinho e vá abaixando até que ele deite para receber a recompensa,(ainda não de o comando deita),

* Toda vez que começar a abaixar a recompensa até o chão, comece a dar o comando ´´deita´´,

* Repita o processo varias vezes até que o cão assimile o comando ao ato de deitar, e depois pare de dar a recompensa, é importante estar constantemente repetindo o processo pra que não seja esquecido pelo animal,

* Dificulte, faça o comando em locais diferentes, com mais gente, dê a recompensa depois que ele estiver deitado a um certo tempo,

* Utilidade: Mostra ao cão que você esta no comando e também é útil pra ser usado quando você quiser que ele dê um tempo.



5 - COMANDO ´´ DA A PATA´´ 


* Introduza o movimento: Dê o comando ´´senta´´, em seguida com o cão sentado diga: ´´da a pata´´ , então pegue uma das patas dele, levante e balance um pouco, elogie o cão e de a recompensa, mesmo que ele não tenha feito nada, só você,

* Repetições: Repita este processo até que o cão associe o que você quer, aí você não vai mais precisar tirar a pata dele do chão, ele mesmo a entregará para você, nesse ponto de o comando, e fique com a mão estendida até que ele levante a pata, mesmo que ele não tenha estendido direito, de a recompensa e elogie.

* Dificulte: Dê o comando em locais diferentes e com mais gente, porem que não tenha distrações.




6 - COMANDO ´´FICA´´

Neste comando é importante usar o comando ´´FICA´´ e fazer o sinal com a mão de pare, outra coisa importante e ter outro comando pra liberar o cachorro tipo ´´ SAI´´, dessa forma ele vai saber que não pode sair quando bem entender.

* Primeiramente em um lugar calmo, faça o cão sentar, depois com as duas mão faça o sinal de pare, e de o comando ´´FICA´´ em voz alta,  va se afastando e se passar um tempinho e ele continuar quietinho, dê a recompensa,

* Repita este processo até ele assimilar o comando ´´FICA´´ em ficar quieto sentado, mesmo que você esteja longe,

* Esta agora é a prova de fogo, mande o cão sentar e ficar, agora comece a correr, pular e dançar, se ele sair do lugar seja exigente e mande o ficar novamente, e comece a pular e correr novamente. Se mesmo assim ele não estiver conseguindo volte as etapas anteiores e reforçe o ensino,

* Utilidade: se você for em algum lugar em que tenha alguem que não goste de cão, mande o ficar sentado na porta, mas não do lado de fora, pois pode haver milhares de riscos pra ele sair da posição.



7 - COMANDO ´´BUSCA´´


* Induza o cão a buscar, mande um objeto e se ele pegar , elogie-o a distância, sem dar recompensa, mas não corra atras dele, se ele pegar o objeto e vir na sua direção elogie-o mais ainda, mas se ele pegar o objeto e esquecer de você, corra na direção contrária dele, então ele vai querer vir até você, se ele vier atras de você elogie-o,

* Sempre mande o objeto e de o comando ´´BUSCA´´ e depois que ele pegar o objeto, chame-o,

* Se ele trazer o objeto, de recompensa e elogie-o, se ele fizer cabo de guerra, ignore-o até que ele entregue o objeto,

* Repita o processo até que ele entregue o objeto facilmente, sem cabo de guerra, ou sair correndo,

* É importante estar sempre repetindo o ensino, pra que ele não esuqeça,

* Dificulte, mande objetos diferentes, tente em lugares movimentados.



8 - COMANDO ´´BUSCA OBJETOS ÚTEIS´´


* Para executar este comando, o cão ja deve ter aprendido o comando ´´BUSCA´´, 

* Identificação de objetos, primeiramente você deve ensinar a ele a identificar 3 objetos, tipo jornal, chaves, chinelo, você tem que ensinar um objeto de cada vez, pegue um objeto, e mostre a ele, diga o nome varias vezes, deixe ele investigar o objeto, depois refaça o processo com os outros objetos.

* Introduza o comando, agora que seu cão ja sabe o nome dos objetos, coloque um objeto que ele ja conheça, em no chão de forma bem visivel, e diga o comando ´´BUSCA´´ seguido do nome do objeto, se ele buscar, elogio e recompensa.

* Repita o processo de identificação e o comando de ´´BUSCA+OBJETO´´ até que ele assimile o comando e entregue a você corretamente.

* Dificulte, esconda os objetos em locais mais difíceis pra ele achar,
outro recurso e deixar 3 objetos no chão e mandar ele pegar um específico.


9 - COMANDO  ´´ ATACAR  ´´ 


Este comando é muito utilizado em caso de defesa da casa, o cão se treinado para ser um bom guarda é capaz de dar a própria vida pra defender o dono e o lar. Este tipo de treinamento de defesa requer tempo e paciência pra ser aperfeiçoado.

* Utilize o comando ´´PEGA´´ mas tome cuidado pra nao confundir com o comando ´´BUSCA´´,  a melhor forma de treinar o cão seria pedir um amigo pra provocar o cão e depois sair correndo, claro que com uma porta pra que ele se proteja antes do cão o alcançar, repetir o processo, e dando o comando ´´PEGA´´, e recompensando o animal.

* Outra forma de fixar o ensino, é dizer o comando toda vez que ele começar a latir com algo na rua, assim com a repetição ele começara a associar o comando ´´PEGA´´ com o fato de ser agressivo.


* SOLUÇÕES EXTRAS:

NÃO CAVAR O JARDIM

* Esconda balões no buraco e encha de terra novamente, provavelmente quando ele for cavar no buraco de sempre o balão irá estourar e assusta-lo, ou você pode recolher os escrementos dele e enterrar no buraco dele e deixar pronto pra ele cavar, quando ele se aproximar, provavelmente ira evitar cavar.

NÃO CHORAR A NOITE

* Tanto filhotes quanto cães adultos, podem chorar a noite quando ficam sozinhos, experimente deixar uma blusa velha e usada (que tenha seu cheiro) no canto dele dormir.

LATIR EM EXCESSO E SEM RAZÃO

* Quando ele estiver latindo em excesso, jogue um objeto que o assuste perto dele, mas é importante que ele não veja que foi você quem jogou, um balão cheio de água ou um molho de chaves. Se mesmo assim não adiantar, tente a coleira anti-latidos, é um tipo de coleira que detecta o latido do cão e da um pequeno choque.

NÃO FICAR MORDENDO (BRINCANDO) NAS PESSOAS 


* Nesse tipo de brincadeira sem graça, o mais efetivo é o borrifador, assim que uma visita chegar e o cão começar a morder as pernas, de uma borrifada no rosto do cão, e repita sempre que necessário.


NÃO PULAR NAS PESSOAS


* Esta é fácil, toda vez que o cão pular, levante e dobre o joelho, ele provavelmente ira bater de frente na perna ou com a barriga no joelho, uma sensação desagradável.


NÃO ROER OBJETOS E COISAS


* Esta também é facil, simplismente prepare uma agua com um pouco de pimenta ou outra substancia amarga não toxica, e borrife nos objetos que ele costuma roer.


FAZER NECESSIDADES NO LOCAL CERTO


*1. O momento ideal para ensinar o cachorro a fazer xixi e cocô? Enquanto ele ainda é filhote. A partir de 45 dias já é possível começar o adestramento.

2. Depois que o cachorro tiver comido e bebido água, o dono deve colocá-lo em um ambiente todo coberto por jornal. É só deixar o bichinho lá por uma hora e depois soltá-lo para brincar. Com o passar das semanas, deve-se diminuir a quantidade de jornal, até ficar somente uma folha. O cachorro fixará o comportamento e não fará nem xixi nem cocô em outros lugares.
3. A veterinária lembra que há os chamados educadores sanitários – produtos à base de amônia que imitam o odor da urina do cachorro, facilitando o adestramento. São vendidos em lojas de artigos para animais. Porém, segundo ela, só precisam ser usados com cachorros mais velhos, que já tenham comportamento inadequado.
Outra dica da profissional: não se deve deixar comida nem bebida o dia todo à disposição do cão, pois isso dificulta o ensinamento. O correto é que ele tenha hora certa para comer e matar a sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita