Exercícios para Melhorar a Memória

como aumentar melhorar cérebro e a sua memória
 COMO MELHORAR SUA MEMÓRIA
Você anda tendo brancos ? trocando palavras e nomes ? Sem criatividade ?, Sabia que o cérebro é como um músculo ? se não exercitar, ele atrofia ! se ficar só assistindo a televisão de hoje em dia então...Quanto mais estímulos você exigir dele, mais ele irá se desenvolver, primeiro vamos saber como funciona o cérebro e depois conheça as técnicas, e então faça testes.






JOGO - TESTE SUA MEMÓRIA

São 10 testes, no qual você deve selecionar os números em ordem crescente, se seu resultado final for maior que a sua idade, melhor se preocupar, pois seu cérebro está lento, se seu resultado for menor ou igual a sua idade, seu cérebro está em boas condições.


Pra aumentar sua capacidade cerebral, raciocínio lógico, e armazenamento de super memória, você precisa modificar seus hábitos, e inserir atividades e atos, que estimulam e aumenta a capacidade do seu cérebro, vamos ver abaixo como você deve alterar sua rotina e atividades interessantes comprovadas por pesquisas científicas pra exercitar seu cérebro e como ter uma memoria melhor:

ATIVIDADES PARA EXERCITAR


FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS
Pesquisas científicas apontam que caminhada, natação, ciclismo e entre outras atividades físicas fazem bem não só para o corpo mas também para a mente,  pois estimulam a criação de novos neurônios na área do hipocampo, onde são armazenadas as memórias recentes.


TENHA BOAS NOITES DE SONO
O sono exercita a área do hipocampo, na parte que cuida de novos aprendizados, ela fixa todos os aprendizados obtidos durante o dia, é preciso dormir bem para que os novos conhecimentos e aprendizados sejam armazenados na memória de forma eficiente.


A rotina mata não só os casamentos, mas a memória também, ao fazer novas atividades, aprender novas coisas, nossa mente ativa várias partes do cérebro para se adaptar, levando atividade cerebral  a mil, por isso, nunca deixe de aprender coisas novas !


Exames de ressonância magnética mostram que as áreas do hipocampo, córtex frontal e lobo parietal são maiores em pessoas que fazem meditação, o estresse diário faz muito mal ao cérebro, por isso, use da meditação para canalizar o estresse.


Memória fotográfica é muito rara, as pessoas que a tem costumam ter nascido com ela, trata-se de uma memória que grava imagens na mente, e são lembradas por flashs mentais, é como se você pudesse tirar um print do que vê e guardar na mente pra futuras recordações, é possível fazer um treino e aprender a tê-la, no título tem o link do passo a passo.


Se você gosta de ler livros assim como eu, leia dois a três livros ao mesmo tempo, e alterne entre eles, cada dia você lê um pouco de um, especialistas informam que ao precisar se lembrar de mais de um enredo, você passa a exigir mais do hipocampo, ampliando espaço para armazenar novas memórias.


Estudos comprovam que jogar vídeo games melhoram de forma significativa o  cérebro, a memória e também velocidade de raciocínio, isso porquê exerce atividade neural intensa em regiões cerebrais responsáveis pela movimentação, formação de memória, habilidades motoras e planejamento estratégico.


MEMÓRIA EPISÓDICA
Anote todos os detalhes de um acontecimento recente, como as cores das roupas de quem estava, sobre o que as pessoas conversavam, o que você comeu neste dia, que horas acabou, então, uma semana depois, reescreva a descrição do acontecimento de cabeça  e compare as duas, marque as diferenças entre elas, repita o exercício até diminuir os erros.


Eu uso essa técnica pra fazer planejamento de postagens ! Trata-se de escrever seu objeto de estudo em diagramas, com palavras interligadas por traços, palavras chave, cores diferentes e ícones, muito bom pra gerar idéias, fixar o memória e organizar planejamentos ! no título ensina como fazer.


A TÉCNICA DE ESTUDO PQRST
Uma técnica muito simples, e muito eficiente para estudar textos  é a Pqrst, que ajuda a memorizar textos longos, cada letra indica uma etapa da técnica, veja os passos:


  • PRÉVIA: Aqui você vai ler de forma resumida o texto só para familiarizar
  • QUESTÕES: Nesta segunda parte, faça perguntas a respeito do que leu, como: Quem ? Como ? Onde ? Quando ? Por quê ? e responda elas por escrito
  • REPETIÇÃO: Releia mais três vezes, o texto, as questões e as respostas
  • SALIENTAR: Concentre-se nas perguntas e re-leias, pois elas funcionaram como pistas visuais para a futura relembrança do texto.
  • TESTE: Sem olhar o texto, responda novamente as perguntas com o máximo de detalhes.



A TÉCNICA AREC
A técnica arec explora 4 fatores que deixa sua memória mais fixa, são etapas, que se aplicadas sobre um determinado assunto a memorizar, com certeza pode melhorar a eficiente e a duração da memória:

  • ATENÇÃO: Nesta primeira parte, você deve limpar o ambiente de estudo, de tudo aquilo que possa te distrair, deixando em cima da mesa somente seu objeto de estudo, tire do quarto bichos, deligue a tv, tranque a porta,  desligue aparelhos eletrônicos e foque somente no que você deseja memorizar.
  • REPETIÇÃO: Nesta parte, imagine que sua mente seja como um mural de recados, toda vez que você memoriza algo, você prega um recado, mas o vento do esquecimento vem e desprega seu recado, você deve repetir de tempo em tempo, o que se deseja memorizar, só assim a memória passara de memória temporária para memória fixa em seu cérebro.
  • EMOÇÃO: A emoção é o principal fator ligado as memórias a longo prazo, como seus momentos inesquecíveis que irão ficar em sua memória até a morte, pra facilitar a memorização de algo, associe isso com alguma forte emoção.
  • CONEXÃO: Nosso cérebro, usa de imagens, cores, sons, gostos, cheiros, formatos e tato pra formar uma conexão completa, pra facilitar ainda mais seu estudo, associe o que se deseja memorizar com outras coisas parecidas, um numero de telefone você pode associar ao numero de sua casa, um rosto de alguém você pode associar a um famoso, uma lista de comprar você pode associar a uma receita, e assim vai !



TÉCNICA PARA MEMORIZAR TEXTOS LONGOS:


    0 - Leia o texto todo poucas vezes de início.

   1 - Pegue o texto longo e com o lápis e risque separando por      partes exemplo:

2 - Memorize cada trecho separadamente (nosso cérebro decora facilmente trechos pequenos), leia e releia cada trecho memorizando cada um separadamente.

3 - Depois de decorar cada trecho, leia o texto todo varias vezes até a ultima palavra de cada trecho se ligar naturalmente a primeira palavra dos trechos que seguem, na sua mente os trechos vão se ligando naturalmente quando se decora trechos separadamente e depois se lê o texto todo varias vezes.






Quer saber mais Como ter Boa Memória ?

Quando estive estudando formas de melhorar o cérebro, encontrei um treinamento muito eficiente chamado Super Leitura Dinâmica, o criador do treinamento tinha problemas de aprendizado que o impediam de passar em concursos ou tirar bons resultados em provas, o que o forçou a buscar alguma solução para melhorar sua memória.


O treinamento é em vide-aulas que ensinam como ler de forma rápida qualquer conteúdo e manter todo aprendizado o máximo possível, ensina técnicas de como manter a concentração, técnicas de relaxamento e uso de mapas mentais, entre diversas outras técnicas que visa turbinar a memória e o aprendizado.



O treinamento é muito indicado para pessoas que desejam aprender mais em menos tempo, e memorizar conteúdos sem precisar de grande esforço, Se você deseja saber mais sobre o treinamento basta Clicar Aqui, eu Recomendo Muito.








10 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito Obrigado por indicar meu erro, ja foi arrumado

      Excluir
  2. 53 anos a idade do meu cérebro. idade real 17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu deu 120 anos kkkk e olha que eu tenho 23 kkkkkkkkkkk, eu ja sabia

      Excluir
  3. 27 anos a idade do meu cérebro. Idade real 15

    ResponderExcluir
  4. Interessante, mesmo acertando todas ainda tenho que me preocupar porque minha idade é 19 e apareceu 20 anos.

    rsrs... esses joguinhos viu ...

    ResponderExcluir
  5. meu deu 28 , minha idade é 17 , até que não ta tao ruim

    ResponderExcluir
  6. O meufalaram que eta 120

    ResponderExcluir
  7. meu deu 54 e eu tenho 22 anos

    ResponderExcluir

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita