Dicas Caseiras para Quem Mora Sozinho

dicas de como morar sozinhoCerta vez, quando eu morava em Paracatu/MG morei sozinho por poucos meses porquê fui trabalhar em um hipermercado la, e pensei que seria interessante deixar minhas dicas aqui pra quem pretende morar sozinho, muita gente tem medo e talz, mas é tudo uma questão de organização e gerenciamento de tempo e recursos, bom eu gostei de ter tido essa experiência, e futuramente pretendo morar sozinho de novo, aqui ficam minhas dicas.



VANTAGENS E DESVANTAGENS DE MORAR SOZINHO:

vantagens d desvantagens de morar sozinho




se livre do excesso de bagagem na mudança
SE LIVRE DE TRANQUEIRAS
Se você ainda pensa em mudar e viver sozinho, a primeira dica e mais importante é: se livre de tudo que não for importante, jogue fora ou does livros e revistas que não lê mais, venda seu violão empoeirado, doe roupas não usadas e tudo mais, se não puder se desfazer, encaixote tudo que não for usar, isso porquê quando se mora sozinho o tempo de organização e limpeza é curto  e com toda essa tralha, você provavelmente enlouqueceria no meio da bagunça, leve somente o básico.





como planejar sua finanças quando estiver morando sozinho
PLANEJE SUAS FINANÇAS
Pra viver por conta própria é preciso ter controle financeiro, será essencial fazer seu balanço mensal de ganhos e gastos, afinal são muitas contas a pagar e muitos gastos a fazer pra uma pessoa só, reserve um dia da semana para fazer e revisar uma planilha financeira de ganhos e gastos, eu ja escrevi sobre como fazer uma planilha econômica de gastos e como preservar suas finanças, além de um ótimo programa de controle financeiro que também recomendo.

Mas o básico é que você não comprometa mais que 1/4 do seu salário com o valor do aluguel,  (ex: se você ganha 1000 o aluguel tem que ser no max 300)  também esqueça o esquema de dividir aluguel, isso é fria, os outros vão te explorar o máximo que eles derem conta, quando dividi o aluguel com um sorveteiro gordo malandro o cara parou de trabalhar e começou a acordar meio dia kkk, foi aí que eu sai fora, também esqueça comprar em lojas de carnê, pois isso vira uma bola de neve de dívidas, priorize comprar somente o básico e comprar somente a vista.


O QUE É ESSENCIAL E PRÁTICO:
Dá pra improvisar bastante e economizar muito espaço utilizando eletrodomésticos portáteis que quebram o galho, e além disso são baratos, vejam que você já deve ter antes de começar a morar sozinho, vamos citar aqui as soluções práticas mais baratas e básicos possíveis e que economizam espaço e facilitam a vida do solteiro que mora sozinho, se a grana estiver curta, compre usados:



TANQUINHO DE LAVAR ROUPAS, quando se mora sozinho e trabalha, há sobrecarga de afazeres em casa e no trabalho, e como nem todos tem dinheiro pra pagar uma diarista no início, o melhor é comprar um tanquinho pra quebrar o galho, como é pra um só, não é preciso uma máquina de lavar roupas enorme, o tanquinho já da conta do recado e te poupa tempo e esforço.

FRIGOBAR, é prático, cabe congelados para uma pessoa, quem mora sozinho não pode viver de fast food pois acaba com a saúde, a melhor forma é separar pequenas poções de feijão, sopas, carne, legumes cozidos, ao manter pequenas poções você acaba por evitar o desperdício por causa de validade e o desânimo de mexer com grandes quantidades.

PUFF´S, como a maioria das pessoas que vai morar sozinho prefere apartamentos compactos e pequenos, e pra quem não tem grana pra comprar sofás maiores, o puff é uma alternativa confortável e compacta, quebrando o galho quando tiver visitas.


SANDUICHEIRA, nada mais fácil, prático e gostoso do que um sanduíche assado com presunto, mussarela, ovo frito, tomate acompanhado de um suco natural, essa assadeira é essencial para preparar lanches rápidos e práticos

MICRO ONDAS, uma infinidade de alimentos podem ser feitos com micro ondas, uma boa pra quem não tem tempo pra preparar alimentos muito demorados ou não tem tempo pra alimentos mais demorados ou não tem grana pra comprar fogão, da pra cozinhar legumes, arroz, feijão, macarrão, sopas, descongelar e fazer bolos e tortas.

ARARA ROUPEIRA, mais prático e mais barato que um guarda roupas convencional e mais apresentável que caixas ou hack, uma arara roupeira é a pedida, da pra colocar cabides, calças dobradas ao meio e tênis e sapatos em baixo.



VARAL DE CHÃO, aqueles que vão morar em apartamentos pequenos essa é de ouro, compre um varal de chão, economiza espaço, tem espaço suficiente para roupas de uma pessoa, e você pode deixar no chão ou pendurar, uma ótima ideia !


DICAS VARIADAS:


ALIMENTAÇÃO: Elabore um cardápio semanal programado do que irá comer nas refeições, através desse cardápio que você elaborou, faça uma lista de compras,  é muito importante sempre ir ao mercado com uma lista de compras, assim você evita comprar itens supérfluos por impulso e compra somente o necessário.

ALIMENTOS RÁPIDOS DE PREPARAR E SAUDÁVEIS:

  • Iogurte com granola e aveia
  • Sanduíche de pão de forma, tomate, presunto, mussarela, ovo frito
  • Sopas
  • Barras de cereal
  • Congelados
  • Macarrão
  • Queijo
  • Ovos
  • Tapioca
  • Leite
  • Frutas e legumes
  • Sucos de poupa
  • Ketchup
  • Farinha temperada

Prefira alimentos congelados do que fast food, aqueles que vive de miojo corre sérios riscos de saúde, congelados são mais amigáveis a saúde além de fáceis de ser preparados, use o micro ondas pra descongelar, cozinhar arroz e feijão, cozinhar legumes, e sempre separe tudo na geladeira em pequenas poções assim você evita o dilema de quem mora sozinho Preguiça-Desperdício.

Quando for comprar refrigerante, prefira refri em latas, se você compra o de garrafa, como você sozinho não consegue beber tudo de uma vez depois de aberto ele perderá o gás, agora o de latinha toda vez que você for beber o gás estará la.


NA LIMPEZA o ideal é que você marque um dia e um horário semanalmente definido pra fazer tudo de uma vez (ex: sábado de manhã), junte todas as roupas pra lavar de uma vez, e faça a limpeza geral da casa, se estiver com tempo apertado ou preguiça, pelo menos passe um pano com desinfetante no chão. Quanto a louça suja que todos reclamam, lave na mesma hora que sujar, assim não acumula.


NO BANHEIRO em cima da pia deixe menos objetos possíveis, pra evitar bagunça, somente o necessário, tenha duas toalhas caso uma esteja secando você tem outra, ou para caso você tenha aquela visita.


Pra prolongar as validades dos alimentos, procure saber em que dia da semana chegam os alimentos perecíveis como frutas e legumes no mercado e compre pequenas poções semanais, não deixe a liberdade de morar sozinho tornar você sedentário, preguiçoso e anti-social, saia, passeie sempre que possível, converse e troque idéias com outras pessoas que moram sozinhas, e evite fazer festas de arromba em casa, no outro dia, toda sujeira sobra pra você, concilie essa liberdade com uma rotina saudável !






PLANEJE SEUS AFAZERES COM UMA TABELA SEMANAL

como planejar rotina quando morar sozinho
Esta é só um exemplo, você deve fazer as suas conforme convenha a sua situações e condições.


4 comentários:

  1. muito bom cara valew dicas de ouro ;)

    ResponderExcluir
  2. eheheeh muito boas dicas mesmo
    para dar certo eu imprimi a tabela em uma A3 !!!

    ficou show, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow que legal, fico muito feliz em ser util, vlw !

      Excluir

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita