Como ser mais Criativo usando Mapas Mentais

como ser mais criativo usando mapas mentais
Mapas mentais são uma forma mágica de se aumentar a criatividade !! é como se eu tivesse tomado uma pilula de criatividade, quando pensamos sobre qualquer assunto, no momento, vem a nossa mente algumas palavras sobre tal assunto, mas depois que acostumamos com mapas mentais, quando pensamos em algum assunto, passa a vir um monte de idéias, palavras e imagens a mente, com certeza é um forte estimulante de criatividade !!!




O que são mapas mentais:

 Os mapas mentais é um tipo de diagrama inventado pelo inglês Tony Buzan, diz-se que nossos raciocínios não usam o fluxo sequencial e a partir do momento que  usamos cores, imagens, palavras-chaves, nossa habilidade de criatividade aumenta e muito, os mapas mentais  podem ser usados para atividades como reuniões, aulas, apresentações, tomar notas, fazer rascunhos, resumir livros, escrever livros,planejar projétos etc...


Muita gente usa os mapas mentais como forma de estimular a produtividade, organizando suas agendas e atividades e projetos.



como fazer mapas mentais


7 leis para criar um mapa mental:

1 - Uma imagem no centro da folha (a ideia principal),

2 - Partindo dessa imagem faça riscos com cores que separam prioridades (como na imagem abaixo),

3 - Ligue as ramificações criando primários, secundários, terciários exemplo:

exemplo de mapas mentais

4 - Conecte os ramos de forma que tenham semelhança,

5 - Faça traços curvos para que pareça uma arvore,

6 - Use imagens e olhe pra elas ate que elas fixem na sua memória,

7 - Use palavras-chaves pra que fortaleça as idéias.

Use e abuse de imagens, pois nossa mente lembra muito mais delas do que de palavras.

Passo a passo em video






EXEMPLO: 

exemplo de mapas mentais


QUAIS SÃO OS RESULTADOS:
A minha experiência com mapas mentais foi fantástica, demorou algum tempo, no início, quando comecei a usa-los, tinha poucas idéias e poucas inspirações para meu blog, mas a medida que fui me acostumando a usar toda vez em minhas postagens, minha mente foi se abrindo, de tal forma que agora, toda vez que penso sobre algum assunto para minhas postagens, automaticamente minha mente puxa diversas idéias, imagens, títulos, soluções, fontes, complementos e tudo mais, eu confesso que a mim foi um enorme estimulante a criatividade, e recomendo a todos que precisam de inspirações e criatividades para seus projetos.



como usar a tecnica brainstorm pra obter ideias



DESCOBRINDO IDÉIAS COM BRAINSTORMING

Brainstorming em português traduz-se em tempestade mental, é uma técnica para gerar novas idéias, utilizada em corporações para idealizar novos produtos e serviços e desenvolver estratégias, a tática é benéfica pois atua incentivando os neurônios, interligando palavras e resultando em insights e flashs de idéias geniais, a diferença entre o brainstorming do mapa mental, é que brainstorming deve ser feito em grupo.


PRA FAZER É SIMPLES:

1 - Tenha caneta e folha branca
2 - Tenha uma esquipe de pessoas em grupo
3 - Escreva do lado, abaixo e em cima, na diagonal e na vertical, palavras que forem surgindo em sua mente que tenham a ver com a palavra tema
4 - A medida que vocês forem conversando uns com os outros, vão anotando livremente as palavras, uma conversa por vez.
5 - Incentive as idéias loucas
6 - Não julgue, nem critique
7 - Complemente as idéias uns dos outros
8 - Não saia completamente do foco
4 - A medida que vocês forem escrevendo vão surgindo possibilidades de ligações e flashs de idéias geniais!

EXEMPLO:

como fazer brainstorming








Nenhum comentário:

Postar um comentário

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita