Como fazer Meditação Budista Sozinho

o que é e como fazer meditação budista sozinho Meus amigos, vocês sabem que eu so trago pra vocês coisas de qualidade, minhas soluções, e hoje venho trazer uma delas, lendo uma revista aprendendo um pouco sobre meditação, achei muito interessante! me parece uma medicina alternativa muito eficaz contra as dores de cabeça dessa rotina louca que vivemos, antigamente as doenças eram causadas mais por infecções, mas isso mudou, as doenças modernas são causadas pelo descontrole mental e emocional.



INTRODUÇÃO - MEDITAÇÃO O QUE É

A meditação tem surgido com estrondosa força no mundo como alternativa a terapias e a medicações contra males da sociedade moderna como estresse, ansiedade, nervosismo, depressão, raiva, insegurança, fobias, desequilíbrio emocional entre outras doenças psicológicas, a meditação alivia a alma, tranquiliza o ser, trazendo enorme paz de espírito e autoconhecimento, praticar renova sua visão de mundo e o jeito como lida com tudo ao seu redor.


A meditação é basicamente então, limpar momentaneamente a mente de idéias, concentrando-se cada vez menos nas coisas, evitando os sentidos e esvaziando a mente, tudo isso sem perder a consciência alerta, ou seja, sem pegar no sono. Não há um resultado padrão de avaliação sobre como é estar meditando, cada um tem seus próprios resultados e cada um diz o que acha, mas os benefícios desta prática são notáveis.





as vantagens de fazer meditação
AS VANTAGENS DA MEDITAÇÃO

Muitos artistas famosos do mundo todo, quanto profissionais de várias empresas adotaram a meditação, isso porquê além de dar equilíbrio mental, curar doenças psicológicas, corrigir maus hábitos, ainda estimula a produtividade, e  todas estas vantagens com certeza são uma solução neste mundo moderno onde há tantos problemas relacionados ao estado mental, estima-se que 60% das consultas médicas poderiam ser evitadas se houvesse o controle mental que evitasse tensões causadoras de complicações físicas.

Essa correria doentia pelo dinheiro, essa poluição diária, solidão das cidades grandes ou relacionamentos problemáticos, vícios e dependências químicas, maus hábitos cotidianos em geral, emfim, estamos cercados diariamente de vários hábitos causadores de problemas físicos ou psicológicos e a meditação é a solução para que consigamos nos orientar em meio a tudo isso, pois como é dito pelos budistas, a paz de espírito não é fruto da falta de problemas, mas sim, saber resolvê-los com serenidade.






estudos cientificos sobre a meditação
O QUE AS PESQUISAS CIENTÍFICAS DIZEM SOBRE:

Um cientista de renome chamado Andrew Newberg, resolveu descobrir o que há por trás dos efeitos da meditação no corpo humano, e colocaram diversos pacientes e voluntários sobre analises clínicas com equipamentos adequados acoplados por todo o corpo enquanto estavam no auge da meditação e os resultados são impressionantes, ele notou que:

  • Significativa mudança no lado do cérebro responsável pelo senso de orientação, percepção do espaço e tempo. Segundo o cientista, durante a meditação estes sentidos diminuem frequentemente até parar de atuar completamente no pico da meditação.
  • Sensação de relaxamento, equilíbrio e ligação profunda com o universo, plenitude, iluminação e êxtase exatamente uma hora após o início da meditação
  • Sensação prazerosa do ´´Eu´´ expandido muito além de qualquer limite físico conhecido também como o nirvana, ou em nosso conhecimento popular, ele basicamente registrou o cérebro experimentando o paraíso.
  • Diminuição do batimento cardíaco e a pressão arterial
  • Grande influência positiva na personalidade do individuo
  • Ação terapêutica sobre desequilíbrios mentais como ansiedade, nervosismo, estresse etc..
  • Redução da dor física causadas pelo psicológico quando em doenças crônicas
  • Melhoria da agilidade mental
  • Redução da pressão arterial e da adrenalina causadora do estresse
  • Relaxamento físico 6 vezes maior do que durante o sono
  • Maior senso sociável com outras pessoas
  • Maior amadurecimento pessoal e auto-conhecimento
  • Elevação significativa nos células agentes imunológicos do corpo

Os pesquisadores ainda estão estudando como um hábito tão simples pode causar tantas modificações no corpo, mas o que se nota é que estão ligados diretamente o desenvolvimento da disciplina mental aliada aos pensamentos positivos que o hábito trás.






como fazer meditação budista sozinho


 O RELATO DE QUEM MEDITOU

´´Na primeira vez que resumi em acompanhar o ritmo da respiração, a reação de inicio foi de surpresa, espantei-me com a facilidade que entrei em inatividade, os pensamentos que poluíam minha mente (um boleto a pagar, uma piada a contar aos amigos, uma cena de filme) logo se esvaíram de minha mente, uma leve dor da perna dormente logo foi substituída por um suave prazer, prazer de puramente respirar, e de repente foi como se tudo tivesse parado por alguns segundos com sensação alerta porém, mente vazia, então o êxtase que entupiu meus sentimentos foi se acabando, e logo meus pensamentos voltaram, logo desejei meditar novamente´´.

´´Após  meditar ninguém continua a ser a mesma pessoa de antigamente, eu não sou, e só tenho a me gratificar por isso, observar a respiração, entoar mantras ou simplesmente escutar o próprio silêncio são boas formas de agir com maior atenção e serenidade, envolvidos na própria realidade, alguns problemões são resumidos a sua real insignificância, os níveis de percepção e consciência que se pode atingir são muito variáveis´´


MAS AFINAL, COMO MEDITAR ?

As técnicas mais comuns de como meditar segue os seguintes passos:
  1. Sentado no chão ou em uma almofada
  2. Mantenha a coluna ereta e o rosto em direção reta
  3. Concentre-se na respiração profunda, no entrar e sair de ar pelas narinas
  4. Se preferir, concentre-se num mantra (um zumbido) que mantenha seu pensamento concentrado nele, ou até mesmo em ouvir melodias específicas para meditação
  5. Feche os olhos, para evitar o desconforto bucal, deixe um sorriso fechado leve e os olhos cerrados
  6. Esvazie a mente, procure não pensar em nada além de seu ponto de concentração
  7. Deixe fluir..

AS MELHORES MÚSICAS PARA MEDITAR
  1. Música relaxante ao som de água e piano
  2. Música relaxante para meditação e bem estar
  3. Musica Zen para meditar
  4. Musica oriental para meditação budista
  5. Música para meditar frequências binaturais
  6. Mantra ´´Om´´ para meditação

QUER SABER MAIS SOBRE MEDITAÇÃO GUIADA ?
Enquanto estive estudando para fazer esta postagem, descobri um treinamento em Audiocurso que aborda todo o processo da meditação com diversas técnicas de relaxamento usadas por profissionais da área


O Audiocurso esta dividido em seis sessões, cada um deles explicando os procedimentos do básico até o avançado sobre meditação budista, pra quem deseja iniciar os primeiros passos na meditação e prefira um acompanhamento de um guia experiente, fica a Indicação do Curso.




> Veja Mais: Como Viver Com Mais Saúde e Longevidade



Um comentário:

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