´´Se ta na Internet é Verdade´´ Vacine sua Mente Contra as Mentiras da Internet

Hoje vou fazer um serviço de utilidade publica, andei lendo alguns livros e acabei descobrindo que eu, assim como a maioria das pessoas na internet, eu havia sido enganado diversas vezes por Pseudociências e Hoax, graças a minha imaturidade e falta de inteligência para com certos temas, infelizmente a maioria dos brasileiros acredita e compartilha estas besteiras sem saber que estão sendo enganados e hoje eu vim ensinar como identificá-las e evitá-las:


Com a popularização da internet e a facilidade de acesso surgiu um problema grave e que tem afetado muitas pessoas, sites, páginas e canais estão divulgando falsidades enganando milhares de pessoas e o pior: incentivando-as a compartilhar estas enganações. Infelizmente durante muito tempo eu mesmo era um dos milhares de brasileiros que acreditavam em hoax e pseudociências.

O QUE SÃO HOAX E PSEUDOCIÊNCIAS ?
São artigos, boatos e informações que são falsas, MAS que fingem muito bem serem verdadeiras usando de falsa denominação científica, e graças a isto, acaba por convencer milhares de pessoas e a faze-las compartilhar estas porcarias com alguma finalidade.

QUAL É O OBJETIVO DO HOAX/PSEUDOCIÊNCIAS ?
O objetivo mais comum é a alienação em massa em prol de algum ganho específico, algumas pseudociências rendem muito dinheiro com vendas de livros, documentários, tratamentos, promoções virais de marcas, cursos e vendas de falsas bugigangas, ja outras são muito usadas pelos lunáticos religiosos como forma de tentar validar as fantasias de suas crenças e conseguir mais adeptos.


COMO IDENTIFICAR UM HOAX/ PSEUDOCIÊNCIA ?
Elas são identificáveis pelas afirmações exageradas e improváveis, falta de coerência com a realidade, possui informações vagas, e apela claramente para a autoridade científica, tenta apoiar algum partido ou ideologia, reivindica que possui grande conhecimento cientifico mas não possui embasamento comprovado, não esta aberta a tentativas rigorosas de refutação ou avaliação de outros especialistas e não esta presente em sites sérios de jornalismo. Basicamente, uma mentira exagerada, com rotulo de verdade cientificaObserve se possui estes sinais:


SINAIS QUE ALERTAM A DETECÇÃO DE UMA PSEUDOCIÊNCIA:
  • Possui afirmações completamente exageradas ou em Tons alarmantes
  • Usam exageradamente do Apelo a Autoridade: Citam nomes de instituições, empresas, cientistas de cargos importantes ou profissional com alta patente no meio social para dar tom de verdade a afirmação, também costuma mencionar nomes de artistas, famosos, ou qualquer pessoa que represente notoriedade no meio social.
  • Tenta apelar a Evidência emocional: tenta causar nas pessoas: Indignação, ameaça, curiosidade, admiração, desejos, sensações misticas.
  •  Usam exageradamente da Evidência Anedótica : testemunhos, cartas, livros, menções, mensagens e toda forma de relatos facilmente falsificável.
  • Tenta Privilegiar ou Denegrir um grupo social ex: gays, religiosos, governantes, ativistas, artistas.
  • Usa muito do Exagero, possui imagens e videos exagerados, pouco nítidos e sem fonte ou informações claras.
  • Possui Teor conspiratório e Negacionista, afirma ser uma verdade escondida ou uma contradição a todo consenso acadêmico, tenta negar um fato histórico ou uma teoria científica ja comprovada.
  • Usa palavras em MAIÚSCULO para causar maior impacto emocional
  • Usa de pontos científicos que ainda não foram esclarecidos, para fazer Afirmações fantásticas
  • Tem teor Tendencioso explícito, através de uma notícia ou artigo, tenta abertamente comprovar alguma crença, tenta privilegiar alguma ideologia política, tenta forçar as pessoas a usar alguma metodologia, tenta denegrir especificamente uma pessoa ou partido, tenta comprovar alguma conspiração, tenta superiorizar ou inferiorizar qualquer bandeira, ideia ou partido.
  • Ausência de Fonte, fonte de algum site tendencioso ou de algum site sem renome.



QUAIS SÃO OS EXEMPLOS DE PSEUDOCIÊNCIA/HOAX ?

Os exemplos mais comuns provem de: 

Design inteligente:
Exemplo: Os sons do inferno, Criacionismo, islâmicos tem sonhos e se convertem, Astronauta viu anjo no espaço, Mensagem de Deus no Dna humano, encontraram a arca de noé, Sinais divinos, Fósseis de esqueletos gigantes, Geologia do Dilúvio, terra plana, Dinossauros herbívoros, Terra Jovem, Dinossauros na Arca, Profecias do fim do mundo, Cientista prova existência de Deus e ganha prêmio cobiçado, Possessões demoníacas, A marca da besta Etc... 

^  O Design inteligente é a afirmação de que toda a vida que existe é complexa demais e por isto não evoluiu por seleção natural, sendo assim só pode ter sido criada por um ´´Projetista´´ (Deus), porém, ja foi oficialmente refutado como teoria científica pelo julgamento na suprema corte dos Estados Unidos e proibido de ser ensinado como ciência nas escolas.


Curas milagrosas: Cura do câncer através de ingredientes simples, Curas através de energias, Medicina alternativa, Cirurgias espirituais, Toxinas, Cura através de drogas, Vacinas que causam autismo, Homeopatia, Pulseiras power balance, Pessoas absorvem energia de outras, Livros de auto ajuda, Reiki, Fosfoetanolamina, Energias que curam, Dietas milagrosas, pílula da inteligência, Ventosaterapia, Curas através de magnetismo.


curandeirismo, segundo previsto no Código Penal Brasileiro, é a prática de prescrever, ministrar ou aplicar, habitualmente, qualquer substância, bem como usar gestos, palavras ou qualquer outro meio (não inserido na prática médica) para cura ou fazer diagnósticos sem ter habilitação médica.


EFEITO PLACEBO: Algumas pseudociências de cura usam este efeito: Uma confiança excessiva que a pseudociência resolverá o problema, acontece que como ela não é cientifica, o problema então fica a mercê das probabilidades, se der certo, a pseudociência dirá que ela é verdadeira, se der errado a pseudociência dirá que a culpa é sua, por não ter acreditado o suficiente ou por ter errado em alguma parte, acontece que estas possibilidades são as mesmas de uma outra pessoa na mesma situação mas que não usa tal pseudociência.

Espiritismo cientifico: Crianças que se lembram de vida passada, Invocações, Possessões, Aparições de espíritos, Materializações, Curas espirituais, Espírito saindo do corpo em acidente, Experiencias de quase morte, Misticismo Quântico, Terapias de regressão, Psicografias Etc...

O Espiritismo foi um movimento que se iniciou nos Estados unidos com as irmãs Fox na época pós guerra, que através de truques afirmavam serem capazes de comunicar com os mortos, acontece que antes mesmo do espiritismo ser exportado para a Europa através das obras de Alan Kardec e para o Brasil através de chico xavier, as irmãs fox ja haviam confessado e exemplificado suas Falsidades ao público, mas é como dizem, a confissão nunca se espalha tanto como o boato.

Ufologia: Astronautas do passado, Abduções, Ovnis, Tecnologia no passado, Material biológico vindo do espaço, Sinais em marte, Ex-integrante da Nasa confessa alienígenas entre nós, Desenhos em lavouras, Crânios alongados.



Previsões: Numerologia, Astrologia, Signos, A lei da atração, Programação Neurolinguística, Ler mãos, Ler cartas, Visões do futuro, Poderes da mente, Use 100% do cérebro, Bola de cristal, Maldições em correntes, Macumba, Ocultismo, Esoterismo, Simpatia, Bebês gênios.

´´É incrível que as pessoas acreditem que tudo está predestinado, ao mesmo tempo em que olham pros dois lados antes de atravessar a rua´´

Negacionismo: O holocausto é uma farsa, a inquisição não matou inocentes, o homem não foi a lua, Não existe aquecimento global, A teoria da evolução é uma farsa, A industria farmacêutica esconde curas,  A terra não é redonda etc..

Teorias da conspiração: Nova Ordem Mundial, Pesticidas cancerígenos nos alimentos, usamos 10% do cérebro, Triângulo das bermudas, Carros movidos a água, Reptilianos, Lendas urbanas Etc...




COMO DESMASCARAR UM HOAX/PSEUDOCIÊNCIA
Agora que você já sabe como identificar estas pilantragens, vamos aprender como separar o que é verdade e o que é mentira, você não deve entregar sua confiança facilmente, primeiro a informação deve ser plausível e muito bem embasada:




1 - Analise o nome das instituições e o nome dos profissionais que o artigo citam, verifique quais foram os outros trabalhos e a reputação de ambos os nomes usados?
Se os nomes não tiverem bons resultados, se as empresas forem desconhecidas, se os autores não tiverem uma carreira de renome ou não possuírem trabalhos anteriores e reconhecimento social válido, se a reputação passada deles for má ou faltar informações claras, desconfie
2 - Verifique a confirmação múltipla: Quais outros profissionais formados apoiam a informação ? quais outras instituições aprovam a alegação ? outros sites de renome estão veiculando a informação ? saiu reportagem na televisão ? nos jornais ? nas revistas ? a notícia foi publicada nos sites jornalísticos importantes como G1, R7, BBC, O Globo, Terra, Uol, Msn  ? ou a notícia foi publicada por um site tendencioso ou sem renome ? se for o caso, desconfie.
Se a informação for exagerada, e ela não tiver passado na televisão, nos jornais, revistas, ou não tiver sido veiculada em sites jornalísticos sérios como os mencionados acima, desconfie, estas instituições de noticias prezam muito pela informação, ainda mais por informações bombásticas, elas concorrem por tais informações, seria ridículo achar que toda a comunidade jornalística não veiculariam notícias ja que a renda e o destaque delas vem destas notícias.
3 - Onde aconteceu ? quando ? como ? quais pessoas participaram ? quais foram os resultados ? isso trará benefícios para todos ? ou o objetivo é vender algum produto ?

4 - Siga o dinheiro, de onde o dinheiro sai e pra quem ele vai ? quem esta ganhando com esta informação ? esta sendo vendido algum produto, serviço ou tratamento ? esta gerando polêmica (técnica muito usada) em algum site para fins de ganhos com trafego e publicidade ?
4 - Qual são as provas de tal alegação ? as provas são claramente observáveis ? testáveis ? verificáveis ? confiáveis ? elas foram verificadas e confirmadas por outros especialistas renomados ? possuem imagens ? videos ? quem os produziu ? qual a origem destes arquivos ?
se são apenas videos e imagens de má qualidade e sem grandes informações como base, descarte, montagens até eu sei fazer, principalmente com os softwares que temos hoje.
Muitas pseudo, usam fotos de próteses artificiais, cenas cortadas de filmes, montagens de fotos, e montagens de videos para tentar convencer, portanto não só analisar os arquivos é importante mas também qual a origem deles, quanto mais absurdo seja a afirmação, mais sólida e clara deve ser a prova que a valide.

5 - Verifique a evidência anedótica: um testemunho de alguém só é válido quando nele não estão envolvidos seus interesses próprios, nem suas paixões ou preconceitos, caso haja este envolvimento o testemunho deve ser acompanhado de provas corroborativas na proporção exata a violação da afirmação evocada pelo testemunho.

5 - Qual é a opinião dos outros especialistas sobre o tema ? eles apoiam ? quais foram as tentativas de refutação ? você analisou as refutações pra ver se elas fazem maior sentido ?
Se a informação nem tiver sido aberta aos outros especialistas, e não tiver tido opiniões contrárias e refutações, desconfie.

6 - Qual a fonte de tal Informação: (Link que fica no fundo de todo texto) ? olhar a fonte é algo essencial, mesmo assim muitos ingênuos não o fazem, qual a fonte ? qual site esta por trás de tal informação ? é um site que ja publicou artigos comprovados anteriormente ? é um site de renome e autoridade como sites jornalísticos (G1, R7, BBC, O Globo, Terra, Uol, Msn) ? é um site que tem uma reputação de valor a cuidar ? ou é um blog desconhecido ou site de curiosidades ? ou é um site tendencioso ? 

7 - A informação possui teor dogmático ? Uma pratica comum em sites religiosos é a falsificação de notícias para dar a entender que a ciência, testemunhos ou a história comprova alguma crença, se este for o caso ja desconsidere prontamente, no meio acadêmico, cientifico e histórico existe uma regra essencial que é a imparcialidade, por exemplo por mais que um cientista ou historiador pertença a qualquer religião, isto deve ser extremamente pessoal, ele deve mostrar em seu trabalho resultados absolutamente imparciais, sejam estes resultados favoráveis ou desfavoráveis, eles devem ser apenas informativos e sem qualquer teor dogmático.

8 - Verifique a tendenciosidade: Se for site tendencioso, por exemplo site de ufologia postar uma pseudociência com supostas comprovações alienígenas, um site de alimentação espalhar uma pseudociência sobre alimentos milagrosos, um site político tenta comprovar uma ideologia, site religioso  posta que a ciência comprova qualquer paranormalidade, simplesmente esqueça ! 

Para que a informação não sofra de tendenciosidade, ela deve ser publicada por um site neutro, ou seja sites jornalísticos ou científicos sérios e oficialmente válidos com o único intuito de informar, sem apoiar qualquer ideologia, assim como o faz com as outras notícias.




PSEUDOCIÊNCIAS SÃO PERIGOSAS ?
Sim !!!! Imagine uma pessoa que larga o tratamento médico para se jogar aos tratamentos esotéricos ou as ditas curas milagrosas ? com certeza é um risco gravíssimo a saúde, Algumas pseudociências podem levar a distúrbios mentais, como Psicose = Quadro psicopatológico clássico onde se verifica certa ´´Perda de contato com a realidade´´ e pensamento paranoide, além de ser grande oportunidade para charlatões e golpistas aplicarem seus estelionatos financeiros. 

A todos estes ramos tem de sobra afirmações muito imaginativas dignas de uma criança com imaginação fértil, mas falta abertura a inúmeros processos científicos e também falta provas sólidas, testáveis, observáveis, mensuráveis e comprovadas por diversos cientistas, na ciência é assim, uma teoria só é válida depois de passar por um longo processo de inúmeras tentativas de refutação provindas de vários cientistas diferentes, se ela sobreviver, emfim é considerada verdadeira, e assim também deve ser na sua mentalidade ao analisar estas informações !!! 

Existe toda uma competição no meio científico onde o cientista que conseguir comprovar ou refutar uma teoria ja aceita, ganha prêmios e reconhecimento, o mesmo acontece no meio jornalístico, a emissora que conseguir informações mais bombásticas e válidas, consegue maior reconhecimento e lucro com tal informação mediante as concorrentes, portanto esconder informações é algo completamente equivocado, ja que isto significa imensa perda de reconhecimento e lucro para tais instituições.

Todas estas superstições se sustentam na ignorância do povo, e graças a elas, fazem rios de dinheiro com venda livros, documentários, tratamentos, materiais, doações, cursos, e ganho de adeptos a alguma seita, ganho de trafego a algum site etc... muitas pessoas criam estas histórias apenas para diversão e outras criam para divulgar alguma marca, produto ou cientificar alguma crença, no entanto que de agora em diante você não caia mais nelas.




AFIRMAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS, EXIGEM EVIDÊNCIAS EXTRAORDINÁRIAS.



LIVROS RECOMENDADOS:





3 comentários:

  1. Olha, tudo bem não concordar com tudo o que se veicula por aí. Mas em vez de negar tudo o que não sou capaz de entender ou mesmo virar as costas para o que os outros me propõe, acho muito mais sábio analisar tudo sob o crivo da minha própria consciência e do meu conhecimento. O ser humano está tão habituado a seguir as normas deixadas aqui por seus antepassados, - resultantes de milênios de estudos, tentativa e erro - que esquece um fato alarmante. É ignorante sobre uma infinidade de temas. Não conhecemos o funcionamento da mente, nem entendemos direito o sono, tampouco sabemos tudo sobre o fundo do mar e muito menos sobre o espaço onde gravitamos. O Einstein dizia que o mundo do homem se limita tão somente ao conhecimento que ele possua. Quer dizer, se sou ignorante, meu mundo é minúsculo. Se acho que sei de tudo, vivo em um mundo pequeno e feito de mentiras, já que ignoro minha própria ignorância. Assim, não seria melhor abrir a mente para as possibilidades e experimentar de tudo antes de sair rotulando o não provado de "hoax" ou outra americanização boba? A vida é seriamente curta e seriamente sem sentido se decidimos andar por onde todos já andaram, feito gado pro abate. Desculpa o texto meio grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que temos a mente aberta, mas aberta primeiramente as evidências, no caso das pseudociências o que ocorre é o excesso de afirmações e a escassez de evidencias, assim que surgir, e se surgir melhore evidencias então em seguida, poderei reconsiderar as possibilidades

      Excluir
  2. Concordo totalmente que nunca se deve largar um tratamento médico contra câncer por exemplo, pra tentar somente uma cura milagrosa por ae, mas nos centros espíritas, e umbandistas tbm, que são sérios, além de não cobrarem nada, eles tbm alertam para o risco de abandonar o tratamento médico tradicional, em nenhum momento é sugerido largar a medicina tradicional, os procedimentos feitos nesses centros são considerados por eles mesmos como auxílios, jamais como substituições, são procedimentos energéticos e não físicos, isso pra quem acredita e gosta do espiritismo, óbvio. Mas se for em algum local que cobre algo, promete cura milagrosa, e que mande largar o tratamento médico, ae corre mesmo que é cilada. Pra mim pseudociência é quando mandam abandonar o tratamento médico tradicional, cobrando(ou ás vezes não) e prometendo milagres.
    Ass: Marta

    ResponderExcluir

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita