Como Desenhar Caricaturas Passo a Passo para Iniciantes

como desenhar caricaturas de pessoas
Neste guia passo a passo eu vou ensinar de forma bem explicada o passo a passo para fazer caricaturas, desde as formas, detalhes, expressões, técnicas, cenários e tudo mais necessário para que qualquer pessoa saiba como desenhar caricaturas a partir de fotos, ou caricaturas de personagens em geral, eu sempre gostei de desenhar mas me interessei muito pelas caricaturas por serem cômicas e fáceis, portanto vou ensinar tudo que eu aprender neste tutorial:



Desenhar caricaturas é uma forma muito mais fácil de desenhar do que a forma profissional e realística, sem falar que fica muito legal, estarei ensinando neste passo a passo ilustrado cada minimo detalhe que você precisará para analisar e fazer uma caricatura do básico até algumas dicas mais avançadas.

EXEMPLOS DE CARICATURAS:

exemplos de caricaturas



PRIMEIRO PASSO - CRIE O ESQUELETO BÁSICO:
O primeiro passo a se aprender a fazer uma caricatura, é começar por onde todas as obras começam, pelo esboço, um desenho apenas com o formatos simples iniciais onde através dele iremos aperfeiçoando, adicionando detalhes e  fazendo correções, iremos começar pelas formas básicas que você deverá esboçar inicialmente:


O CORPO IDEAL: 
Muitas pessoas começa a desenhar através do clássico corpo palito, um risco, dois riscos pras pernas e dois pros braços, ledo engano,  o ideal é que o primeiro desenho deve ser um palito mais bem estruturado, para posteriormente ser aprimorado:

formato basico de corpo
Você começa com este protótipo, e a partir dele vai adicionando partes, apagando estes traços e adicionando detalhes.

EXEMPLOS DE EXPRESSÕES CORPORAIS: 





O RASCUNHO DA MULHER
Em uma caricatura feminina, o formato da mandíbula deve ser mais estreita, só que esta mais adiante exigirá maior detalhamento nos seguintes pontos: olhos, cílios, sobrancelhas, lábios e cabelo, somente o nariz e as orelhas dela é que devem ser minimizados.










SEGUNDO PASSO: ADICIONE OS FORMATOS

Este é protótipo inicial de um rosto que deve ser dividido em crânio e mandíbula
modelo básico

Você deve imaginar o crânio como um globo de três dimensões, então você deve traçar as linhas que definem os traços faciais, a linha vertical serve pra mostrar o centro do globo, e a horizontal para marcar a posição dos olhos que devem ficar acima dela, o nariz abaixo e as orelhas dos lados: 
elementos basicos da cabeça


Através destes traços básicos, você se guiará melhor pelos ângulos de cada caricatura, a mandíbula deve girar juntamente com o crânio, fazendo com que o personagem continue sendo o mesmo:


Estes traços servirão para te guiar melhor quando for desenhar em ângulos

angulos de uma caricatura de rosto


OS DIVERSOS FORMATOS DE CABEÇAS

formatos de cabeças para caricaturar




A MÃO DAS CARICATURAS
A mão das caricaturas deve ser o mais simples possível, sabemos que é um tanto complicado desenhar uma mão com cinco dedos, portanto para simplificar a mão deve-se desenhá-la com três dedos, comece desenhando um coração na palma da mão, coloque os três dedos, depois basta apagar os traços do coração:

formato basico de mao de caricatura


A PERNA
A perna das caricaturas é formada por três elementos básicos: joelho, panturrilha e pé, comece treinando a desenhar este protótipo, através dele você vai apagando e adicionando detalhes mais convenientes.

formato basico de perna



TERCEIRO PASSO: ADICIONE DETALHES 
Depois de fazer o esqueleto básico com a cabeça, os traços e o tronco, você deve escolher quais emoções seu personagem irá expressar, felicidade, tristeza, indiferença, tédio, ou sem emoções, para definir estas emoções você deve apenas dois elementos: a boca e a sobrancelha.



Note como é fácil mudar a emoção de um personagem editando a boca




TIPOS DE OLHOS CARTOON PRA VOCÊ COPIAR





ALGUNS FORMATOS DE NARIZ

formatos de nariz para caricaturas



ALGUNS TIPOS DE BARBA  E BIGODE:


tipos de bigodes para desenhar



ALGUNS TIPOS DE BOCA PRA VOCÊ COPIAR




TERCEIRO PASSO: DÊ O ACABAMENTO
Depois de desenhar o esqueleto, dar forma e adicionar detalhes, eis que vem a parte mais importante, exagerar nos detalhes marcantes da pessoa que deseja caricaturar, todos nós temos pequenos detalhes que nos diferenciam uns dos outros, formato da cabeça, do queixo, dentes salientes, olhos pequenos ou grandes (você pode exagerar tanto na grandeza quanto na pequenês), lábios carnudos, expressões faciais, cabelo, sorrisos etc.. você só precisa identificar no máximo 3 destes detalhes e exagera-los para que fiquem evidentes:





CONCLUSÃO:
..;



CURSO PRA QUEM QUER SE PROFISSIONALIZAR COMO ILUSTRADOR









8 comentários:

  1. Que post sensacional. Obrigada. De verdade. Você me ajudou demais, vou conseguir fazer o job que me pediram e provavelmente muitos outros. 10/10!

    ResponderExcluir
  2. Como faço pra entra em contato
    Tdias5937@Gmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito legalllllllllllllllll!

    ResponderExcluir
  4. Excelente conteúdo. Achei muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Muitíssimo bom. Gostei imenso. Parabéns!
    Vou visitar mais vezes, pois quero aprender a desenhar caricaturas.

    ResponderExcluir

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita