Os Melhores Livros de Filosofia das Maiores Mentes que o Mundo a Teve

A filosofia é uma tentativa de compreender o mundo real, ultrapassando a opinião do senso comum, um amor pela sabedoria que só pode ser experimentado por aqueles conscientes de sua própria ignorância, filosofar é como tentar encontrar as chaves de um cofre interno, a cada pensamento parece não levar a nada, apenas quando tudo se encaixa a porta da compreensão se abre, hoje venho indicar os melhores livros de filosofia.




Livros de filosofia nos mostram o quão incrível era a visão de mundo das maiores nomes do pensamento que o mundo ja teve, e melhor que isso, a medida que lemos e refletimos, também aprendemos a filosofar, formamos ideias, enxergamos pontos de vistas brilhantes e enxergamos o mundo e o universo de forma mais ampla. Os livros tratam de diversos assuntos, desde política, religião, cultura, moral, relacionamento, comportamento, sociedade, liberdade e reflexões em geral. São livros que ajudam a entender melhor o mundo em que vivemos e que todos deveriam possuir em suas estantes.






Os 100 Argumentos Mais Importantes da Filosofia
A filosofia começa com perguntas, mas as possíveis respostas são tão importantes quanto as perguntas e exigem embasamento muito bem fundamentado, este livro serve como um guia prático reunindo as cem melhores argumentações filosóficas ocidentais em uma conversa clara e lúcida, cada argumento é evidenciado juntamente com suas premissas e conclusões. Um texto direto e claro, um resumo de dois mil anos de filosofia especialmente pra quem está iniciando no tema.








O Livro da Filosofia - Buckingham
Este livro traz uma seleção das idéias fundamentais para um aprofundamento na filosofia, é um livro tanto para aqueles que estão iniciando quanto para aqueles que desejam um livro instigante que dispõe aos leitores informação gráfica inovadora e de qualidade. O livro organiza as máximas da filosofia, destrinchando e explanado em diálogos, reunindo assim em um único livro visões e teorias conflitantes mostrando como a filosofia se faz com curiosidade, raciocínio e discernimento.










Retórica - Aristóteles
Nesta obra Aristóteles explica aos seus alunos quais são as formas de persuasão capazes de convencer juízes ou encantar uma platéia, consta tudo que uma pessoa precisa saber sobre costumes, capacidades intelectuais e traços psicológicos a fim de convencer grandes públicos, Aristóteles revela que os meios de persuasão podem ser morais ou lógicos, ele mostra que a arte da oratória e persuasão não é puramente ilusória mas um meio de convencimento capaz de promover melhores ideias  e a justiça.







Aforismos para Sabedoria de Vida - Schopenhauer
Arthur escreveu este livro em 1851, nela ele aborda cinquenta e três temas diversos, (como felicidade, vida, morte, amizade, simplicidade) ensinando-nos a lidar com tais temas com uma serenidade madura, mesmo sendo taxado de pessimista, o autor diz que a filosofia também pode ser um apoio, citando que a a toma como conceito de sabedoria para que encaremos a vida de forma mais agradável e feliz possível, menciona ele na introdução do livro.








Cândido - Voltaire
Este é um dos livros mais conhecidos de Voltaire, o texto confronta dois conceitos: ingenuidade e malícia, desapego e ganância, caridade e egoísmo, amor e ódio, tudo isto misturado e resultando em discussões filosóficas sobre as causas e efeitos. Típico de sua personalidade, Voltaire expõe seus pontos de vistas recheados de ironia e sarcasmo. Neste conto Voltaire faz uma sátira contra seus opositores da realidade da época. A junção de sua ironia e sua genialidade fazem do livro uma fonte de curiosidade ao leitor que gosta de apreciar filosofia crítica.







Assim Falava Zaratustra - Nietzsche
Neste livro Nietzsche foca no conceito de que o homem deve ser livre e independente de todas as imposições sociais e de todos os princípios artificiais criados pelos homens para deturpar a natureza superior e que o ser humano deve ser o centro de tudo em uma constante evolução para o melhor, deixando de lado as futilidades e se importando com o agora, o livro contém diversos pequenos contos de Zaratustra e quais são suas conclusões do filósofo diante de situações das mais simples as mais absurdas.








Discurso do Método - Descartes
Considerado uma base do senso racional, René dono da frase: ´´Penso, logo existo´´ discute com linguagem muio fácil, temas como moralidade, Deus e sua perfeição, ciência e sua razão. Descartes subestimou todo conhecimento que o homem tomava como verdade, abandonando o estudo de letras e prometendo a si estudar somente as ciências que o levavam a si mesmo, aproveitou o resto de sua juventude para viajar e passar por diversas experiências colocando a si mesmo a prova para aprimorar e repassar seus conceitos filosóficos adiante.







O mito da caverna -Platão
Um dos clássicos mais lidos da filosofia, o mito da caverna busca explicar os graus de profundidade da ignorância humana, o livro expõe como funciona a maldição do senso comum, que as pessoas enxergam o mundo com base em aparências arquitetadas por uma minoria dominante e fortemente influenciada por interesses, o mito da caverna expõe a trama que é quando os homens vivem presos em suas próprias ignorâncias e o que devemos fazer se quisermos sair do senso comum e elucidarmos com a filosofia e com o saber filosófico.








Os Devaneios de um Caminhante Solitário - Rosseau
Nestes devaneios, Rosseau, dono da frase ´´O homem nasce bom, a sociedade o corrompe´´, busca o refúgio da plenitude da consciência interior afrontando a agitação de uma sociedade eticamente corrompida e que injustamente o teria isolado. e no encanto imaginário ao qual se abandona ele passa o tempo redimindo-se de seu passado e compensando seu futuro, escrevendo palavras que encantarão as gerações futuras, um belo livro sobre a vontade de liberdade do indivíduo perante a sociedade.






Tragédia - Sêneca
Neste livro um dos mais célebres oradores, Sêneca, usa de mitos gregos para repassar lições muito valiosas a vida, estes mitos são no estilo Édipo Rei, Episódios troianos entre outros contos sobre Batalhas e mitos gregos, dramatizando-os para através deles ensinar lições como superar tragédias sem se abalar, controle e tranquilidade da alma, casualidade e destino, justiça, lealdade, humildade entre diversos outros ensinamentos brilhantes de um dos maiores pensadores, adaptados para melhor entendimento e sabedoria no nosso dia a dia







Sentenças Vaticanas - Epicuro
Epicuro foi um dos mais chamativos filósofos antigos, ele pregava que não existe nada além da matéria, que a alma não transcende a morte, que não precisamos temer deuses, e que devemos usufruir do prazer que vem antes da morte, não contente o pensador ainda atacava política, nacionalismo, seus ensinamentos fizeram tanto sucesso que os seguidores não cabiam em uma cidade, atraindo também diversos inimigos, como outros filósofos, políticos e religiosos, de forma que as únicas escrituras que restaram dele estão compiladas neste livro.








Ensaios - Francis Bacon
Tratando de temas variados, como amizades, riquezas e educação, Bacon mantém si mesmo no realismo, seus ensinamentos são instruções de vida para os poderosos da sociedade daquela época, seus trechos exprimem audácia de um pensamento que formulou diversas verdades que graças a sua intelectualidade, ainda se mantém intactos.










Ètica - Spinoza
Um dos mais renomados defensores da metafísica na história da filosofia, Spinoza também foi defensor da liberdade de expressão e pensamento, nesta obra ele explana toda sua ontologia, falando de suas paixões, sua natureza, seu conceito de liberdade, além de combater o conceito de espírito e Deus transcendente, este é um livro mais complexo, que é necessário mais atenção e mais tempo para aproveitá-lo, Spinoza mostra Deus deve ter origem do pensamento ético e que emoção e razão convergem juntas proporcionando a harmonia tão desejada.







Os Analectos- Confúcio
Esta é uma obra que compila grande parte da sabedoria confuciana, contendo em bom volume toda a moral ensinada naquela época, seus ensinamentos muitas vezes requerem maior atenção graças a algumas distorções causadas graças a tradução, mas que em suma possuem belos guias de conduta e frases incríveis, tecidas por um dos pensadores que estava anos a frente de seu tempo e que possuía o dom da humildade, honestidade, respeito e sabedoria extraordinária, um ótimo livro para nortear a vida.








O Príncipe - Maquiavel
Maquiavel dedicou este livro a um rei de sua época, um livro do box Estratégia, feito como se fosse táticas para quem está no poder, da dicas de como conquistar e manter uma posição de poder, como agir diante de situações de paz e de adversidades, quem deve-se manter por perto, que tipo de exército usar em certas situações, um livro que nunca sairá de moda pois ele retrata a experiência humana no poder, tirando exemplos de reinados que deram errado e reinados que deram certos, juntamente com as personalidades de cada um que esteve no poder de sua época, um livro para quem quer aprender sobre as estratégias daqueles que estão no poder e se engrandecer com elas.





Sobre a Brevidade da Vida - Sêneca
Uma das obras mais aclamadas do pensador, neste livro ele discorre sobre a natureza breve da vida humana, aprendizado, livros, vida e morte. Ele também descreve as formas de se prolongar a vida e si ver livre das diversas futilidades que atrapalham sem nada acrescentar, escrito a mais de dois mil anos, tais escrituras formam um texto inspirador que ajudam as pessoas a viver uma vida plenamente vivida e completa.









A Era da Razão - Thomas Paine
Neste fabuloso livro o autor mostra como é a crença em Deus de forma livre e racional, em suas primeiras páginas, Paine critica os milagres, profecias e mistérios inventados pela igreja para perpetuar o poder, o autor escreve de forma original e cativante sobre como as pessoas podem libertar suas mentes destas manipulações, um livro com idéias revolucionárias revelando uma nova forma de crença, a crença livre de preceitos religiosos.









O Desespero Humano - Kierkegaard
O autor deste livro inventou o existencialismo, ele analisa profundamente o sentido da existência humana, com kierkegaard você aprenderá como viver sua vida se libertando do julgamento e das regras dos outros, sem medo de ir contra a corrente, isto se deve ao fato dele ter cultivado uma profunda solidão, teve desencontros amorosos, desavenças familiares, e encontrou na escrita uma forma de se libertar e libertar os outros que vivem suas vidas presas em regras, conceitos e julgamentos da sociedade, para ele a vida é absurda e por isto você tem seu direito de cometer seus absurdos.







O Ser e o Nada - Sartre
O ser e o nada é um livro essencial sobre existencialismo, o que nos faz refletir profundamente sobre nossa consciência, o livro torna evidente a questão do quem somos ? o que o autor deixa claro que não pode ser respondido pelos nossos papeis sociais, mas que nos falta o ser, antes que a peça termine e a cortina se feche, o livro é um pouco denso e revolucionário, una vez que a medida que a leitura prossegue, surge um sentimento inevitável de que nossas crenças e ilusões estão se desfazendo, um livro para aqueles que desejam explorar mais a fundo a própria existência e o sentido dela.








O lobo da Estepe - Hermann Hesse
Uma leitura um pouco complexa mas extremamente esclarecedora é este livro, o personagem principal, Harry, vive solitário entre livros e músicas clássicas que decide alugar um quarto e durante suas andanças compartilha de seus pensamentos sobre a sociedade sobre a qual ele não conseguia se encaixar, dizia ele que dentro de si havia um lobo que não o permitia compactuar com a sociedade, porém Harry acaba se envolvendo com três personagens de um teatro e o mundo começa a fazer sentido para ele, onde ele desbrava sua própria natureza fragmentada, o livro todo é uma grande parábola e  pode ser dividido em três partes, a primeira fala sobre o lobo, a segunda sobre o homem e a terceira sobre diversas alegorias sobre os mais variados temas.





O Chamado Selvagem - Jack London
Buck vivia tranqüilamente no sítio do juiz Miller, no vale da Santa Clara, na Califórnia. Filho de um são bernardo com uma pastora escocesa, ele era um cão imponente, com músculos firmes, pêlos quentes e compridos. Entretanto, não fazia nada além de passear pelos vales, acompanhando os netos de seu dono. Até que um dia, Buck foi roubado e vendido a exploradores de ouro que partiam para uma aventura pelo Alasca. A partir daí, sua vida sofreu uma reviravolta e ele foi obrigado a trabalhar duro, num ambiente inóspito. O que seus novos donos não esperavam era que, ao adaptar-se à nova realidade, Buck começava a fazer parte dela e a descobrir sua verdadeira natureza. 










> Veja Também: Os Melhores Livros Sobre Ateismo

> Veja Também: Como Fazer a Técnica da Leitura Dinâmica

> Veja Também: Livros que Ensinam Grandes Lições de Vida





4 comentários:

  1. Que lista bacana! Alguns eu li, mas ainda falta um longo caminho por essa jornada de conhecimento pra eu chegar lá!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo.
    Separei alguma para começar a viajar na realidade existencial.
    Pena q mal tenho tanta grana para comprar!
    Rdrsrsrs.
    Caso alguém de São Paulo pode me emprestar,ficarei flz.
    moragn_2016@my.com

    ResponderExcluir

--------->>> REGRAS <<<--------------

- Este blog não fecha parcerias com outros blogs e nem com empresas
- Comentários ofensivos NÃO SERÃO LIDOS E SIM ´´EXCLUÍDOS´´
- Reporte erros e falhas do blog como links quebrados, videos fora do ar ou equívocos, agradeço.
- Não coloque links dentro do comentário, coloque em ´´comentar como nome/url´´
- Você tem alguma dica, indicação, sugestão que complementa o post ? comenta ai que eu avalio e adiciono ao post !
- Se desejar que eu responda, cite meu nome ou faça uma pergunta e responderei assim que possível
- Seja educado
Obrigado pela visita